segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A Caixa (The Box), 2009

Direção: Richard Kelly

Roteiro: Richard Kelly (roteiro) Richard Matheson (conto)

Genero: Ficção Cientifica/Suspense/Terror

Origem: Estados Unidos

Duração: 115min

Richard Kelly é dono de uma filmografia bem pessoal e com referencias dele , ou seja os filmes dele não são para qualquer um, mais é feito para o publico cult", O diretor que veio mostrando para o que veio nos cinemas com um clássico e um dos melhores filmes de suspense daquele ano o memorável (e obrigátorio para quem curte cinema) "Donnie Darko"(2001), depois de 5 anos lançava "Southand Tales - O Fim do Mundo" (2006) com referencias suas ele nos mostra na visão de uma forma diferenciada para um filme de destruição da Terra, e agora "A Caixa" que relembrando a forma de filmar de (Stanley krubick e Lars Von Trier) um filme que faz referencia dos anos de 1980 com imagens e ar de antiguidade nos levando perfeitamente para aquela época, sim não há duvidas Richard Kelly continua com a mesma forma de construir um filme, ou seja nos fascinar com sua psicodelia de historia.

Bom a Historia já nos deixa em que estão, O que você faria se lhe entregassem uma caixa com apenas um botão e que você o apertasse lhe deixaria milionário mas, ao mesmo tempo, tirasse a vida de alguém que você não conhece? Norma Lewis (Cameron Dias) é uma professora e o seu marido, Arthur(James Marsden) é um engenheiro da NASA. Eles são um casal com um filho que leva uma vida normal morando no subúrbio. tudo muda quando um misterioso homem aparece com uma proposta tentadora: a caixa. Norma e Arthur tem 24 horas para fazer a escolha. logo eles irão descobrir que certas escolhas estão fora de seu controle e vão muito além da fortuna e do destino.

O filme ele não é fácil de ver, ou seja são vários detalhes que vão se acrescentando na história que podemos imaginar que de uma premissa vai ser um filme qualquer , mas não , não esqueçam vocês que estão vendo um filme de Richard Kelly, A Caixa é um filme em que o publico tem que viajar com o diretor dentro de sua história, mas enquanto o filme vai se desenrolando só nos resta uma pergunta do que o filme é capaz, bom por mais que o filme não fez tantos alardes assim em sua renda, o filme é o que podemos esperar do diretor quem o acompanha e gosta de suas histórias certamente vai gostar desse suspense, o filme é surpreendente e com uma otima historia de suspense. Cameron Dias esta bem no papel é convincente com o seu propósito e Frank Langela esta otimo com o personagem enigmático e assustador por si só, otimo efeito de maquiagem . Para quem gosta de um bom suspense a Caixa é uma otima recomendação , porém não são pra todos assistir e compreender o que realmente o filme quer nos passar.

Um comentário:

  1. "A Caixa" é um descarte pra mim. Alguns temas são interessantes, tal como o próprio capitalismo. A questão do consumismo, o egoísmo e a ambição aliada a um dilema moral e argumentos plausíveis capazes de entreter o espectador já seriam pretextos para uma boa trama. Mas Kelly tem personalidade unica, envolvendo-se de maneira pretensiosa, deixando o longa confuso, tentando aproximar seu novo filme a sua obra "Donnie Darko". E uma simples readaptação (a primeira foi o episódio "Button, Button" da série "The Twilight Zone") de um conto de Richard Matherson, se torna uma mistureba louca e digo, particularmente confusa (em determinados momentos), caracterizando-se por um gênero suspense-ficção sem sentido, com uma direção perdida em grande parte no filme. Resumindo, "A Caixa" é um filme moralista, ruim, mas com boas intenções!

    ResponderExcluir