sexta-feira, 26 de junho de 2009

Transformers: A Vingança dos Derrotados (2009) por Fernando K.

» Título Original: Transformers: Revenge of the Fallen, 2009

» Direção: Michael Bay

» Roteiro: Roberto Orci, Alex Kurtzman e Ehren Kruger

» Gênero: Ação/Aventura/Ficção Científica

» Origem: Estados Unidos

» Duração: 147 minut
os

» Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=CGv84SsVNpg

Passaram-se dois anos desde a ultima batalha entre Autobots e Decepticons. Com o Setor 7 extinto e substituido pela agência NEST, os Autobots agora são auxiliados pelo governo americano, aniquilando qualquer princípio de investida inimiga, buscando vestígios de Decepticons por todo o mundo. Enquanto isso, Sam Witwicky (Shia LaBeouf) segue uma vida normal, agora ingressando na faculdade, ficando distante de sua linda namorada Mikaela Banes
(Megan Fox), seus pais Judy (Julie White) e Ron (Kevin Dunn) e seu companheiro e protetor Autobot Bumblebee.

Transformers: A Vingança dos Derrotados se reitera em assumir exatamente a mesma posição que o longa anterior. Com cenas ensurdecedoras e explosões demasiadas, Michael Bay se limita em captar o público de forma geral, pois é difícil encontrar um espectador que deprecie uma boa cena de ação ou não se encante com a beleza de Megan Fox. Analisando o ponto de vista do diretor, logo percebe-se que o mesmo e seus roteiristas
Roberto Orci, Alex Kurtzman (Star Trek) e Ehen Kruger (O Suspeito da Rua Arlington, 1999) não se aprofundaram em uma qualidade maior para o filme, deixando-o apenas rotulado (com altas espectativas), no entanto, sem conteúdo.

De fato, o personagem que se tornou protagonista deixando para trás Sam, o único capaz de integir com os "carros rôbos", e Optimus Prime com suas frases filosóficas e ato de liderança, foi Mikaela (Megan Fox). Com uma beleza escultural adicionada a seu rosto angelical, a atriz foi literalmente usada para desdenhar os protagonistas e transformar o longa em um "S.O.S. Malibu" praticamente. Logo em sua primeira aparição, temos a mesma, contorcida (de forma erótica) para fazer uma simples pintura no tanque de uma moto. Sem contar nas cenas de slow-motion em que nota-se seus seios saltita
ndo enquanto ela corre desesperada, buscando segurança. Seu figurino é o fato mais evidente. Com shorts curtissímos e decotes favoráveis, Megan Fox faz apenas um papel figurativo com atuação à nível de uma boneca inflável.

A enjoativa exposição das Forças Armadas Americana já se torna algo uniforme e repetitivo, sem qualquer variação. O diretor Michael Bay com sua obsessão e sua insistência com tal assunto, se torna algo irritante e depreciativo, demonstrando uma certa falta de criatividade do mesmo. Com sequências sem objetividade e o abuso de câmeras lentas, o filme se transcorre unicamente a super-cenas de ações abusadas sem eloquência. Os personagens são usados como meras justificativas para
todas as explosões, gritos e tiroteios. Seguindo a linha, temos também aqueles que tentam entreter de forma frustrante o espectador com cenas cômicas, como os pais de Sam ou os irmãos Wayans.

O roteiro e a direção deixam claro a falta de postura por seus responsáveis. Cenas sem sentido que levam tal ação a desenrolar o decorrer da história, implicando com a inteligência daqueles que assistem o filme. Tal como a cena em que os Twin (gêmeos) começaram a brigar dentro do local em que se encontrava o artefato tão procurado pelos Decepticons e encontram "acidentalmente" a passagem sec
reta que leva até o objeto lacrado pelos Primes. Novamente não houve desenvolvimento dos personagens, apenas no casal Sam e Mikaela com frescuras de "amo/não amo" e ridicularizando John Turturro e Julie White.

Enfim, se você busca um filme de ação com cenas realmente fantastícas, Transformers: A Vingança dos Derrotados seria uma excelente escolha. É simplesmente incrível ver Optimus Prime, seus companheiros Autobots e os Decepticons se transformarem, deixando qualquer um com queixo no chão. Embora falte qualidade no enredo, pode-se dizer que se equilibre pelos efeitos visuais e pirotecnia. Não crie espectativa com a história, apenas se deslumbre visualmente sem ater-se ao que se passa no filme, ou seja, relaxe e aproveite o momento.

Veja no Cinema!

Transformers - O Filme por Fernando K.

CLIQUE AQUI

Curiosidades

- Michael Bay pretendia rodar um filme menor entre Transformers e sua sequência, mas não encontrou no período nenhum projeto que lhe atraísse.

- Os roteiristas Roberto Orci e Alex Kurtzman inicialmente recusaram trabalhar neste filme, devido a compromissos já firmados. A DreamWorks SKG contactou outros roteiristas, mas ficou decepcionada com as idéias apresentadas. Desta forma entrou novamente em contato com a dupla e os convenceu a retornar à série.

- O trabalho dos roteiristas foi interrompido durante a greve ocorrida em Hollywood, em 2007. Um dia antes do início da greve o trio de roteiristas entregou um tratamento, que foi ampliado pelo diretor Michael Bay em um roteiro de 60 páginas.

- Jonah Hill esteve em negociações para interpretar o personagem Leo Spitz.

- Inicialmente seria Teresa Palmer a intérprete de Alice.

- O diretor Michael Bay queria que Amaury Nolasco reprisasse o personagem Jorge Figueroa, mas o ator não pôde aceitar o convite devido a conflitos de agenda.

- As filmagens começaram um dia após a vitória do filme anterior no MTV Movie Awards.

- Em 27 de julho de 2008 os atores Shia LaBeouf e Isabel Lucas se envolveram em um acidente de carro, sendo necessária uma cirurgia na mão de LaBeouf. Como consequência as filmagens foram adiadas por dois dias.

- John Turturro teve autorização para escalar as pirâmides durante as filmagens no Egito.

- Lançado para comemorar o 25º aniversário da estréia da série de animação "Transformers", exibida entre 1984 e 1987.

- O orçamento de Transformers - A Vingança dos Derrotados foi de US$ 200 milhões.

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/transformers-2/transformers-2.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário