sábado, 25 de abril de 2009

*Clássicos Modernos* por Fernando K.

Coração Valente (Braveheart,1995)

» Direção: Mel Gibson

» Roteiro: Randall Wallace

» Gênero: Ação/Drama/Guerra

» Origem: Estados Unidos

» Duração: 177 minutos

» Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=vBXBtORI7pE

No século XIII, o escocês revolucionário William Wallace (Mel Gibson) tem sua esposa assassinada friamente por um soldado inglês. Sedento por vingança, lidera seu povo contra a coroa inglesa, em busca de redenção, desencadeando uma luta pela liberdade.


De fato, é difícil optar pela direção ou a própria atuação de Mel Gibson. Na parte técnica, soube trabalhar de forma estupenda, harmonizando as cenas mais sangrentas com as mais sutis, conciliando o longa de maneira precisa e brilhante. O realismo empregado, principalmente nas batalhas, tornando-as verossímeis, são memoráveis. Destaque para a fotografia e maquiagem que merecidamente ganharam o Oscar. É importante também dizer que “Coração Valente” foi o primeiro filme do gênero a adotar os efeitos visuais durante as batalhas para aumentar o número de soldados. James Horner também fez um trabalho sensacional na trilha sonora, inclusive muito marcante.


Em relação à atuação do mesmo, também é algo a se destacar. A cena mais marcante (na minha opinião) é aquela em que Wallace se descobre traído pelo seu próprio companheiro escocês (Robert) e estende seu corpo ao chão com uma feição simplesmente brilhante por parte dele, o olhar triste e vazio, buscando aquele sentimento de agonia e decepção por tal atitude. Em outras palavras, fiquei perplexo com a cena.


O longa está voltado totalmente para o protagonista, mas alguns personagens conseguiram destaque, sendo identificados pelo próprio espectador, como por exemplo, Hamish (Brendan Gleeson), como esquecer esse guerreiro leal e brutamontes desengonçado? Ou seu próprio pai que lutou até o fim de sua vida pela liberdade? Até mesmo nosso amigo irlandês Stephen (David O'Hara) não fica de fora, com seu jeito carismático e orgulhoso por seus país.


Algumas críticas relatam o filme como sangrento, inclusive descreve a direção de Gibson como amena. Lógico que o longa possui erros como qualquer outro filme, mas talvez se trocássemos o diretor, a trama poderia perder esse chama intensa que nos é proporcionado, ocasionando um outro rumo ao mesmo.


A história abrangente de 177 minutos, passa despercebido por saber entreter de forma enriquecedora, com batalhas sangrentas, a perda da amada que gera todo conflito, decorrendo um patriotismo intrépido com lutas sangrentas e virtuosas. Um rei descontente com seu herdeiro homossexual, que buscará de toda forma impedir nosso herói. Esse mesmo, nos mostra o valor humano ao matar seus próprios soldados durante a batalha, buscando a vitória a qualquer custo.


Infelizmente, não ficou claro a posição do longa em relação ao homossexualismo. Qual seria o objetivo de Gibson ao expor o “companheiro” do príncipe? O objetivo do diretor seria ridicularizar ou martirizar essa opção sexual? Ou simplesmente mostrar como eram discriminados naquela época? Até a morte do personagem, de modo tão banal, reflete uma confusão. A imagem passada sobre os ingleses também é contestável. É inegável pensar que eles são os grandes vilões da trama, afinal de contas, eles matam, estupram (inclusive, tiram as esposas escocesas de seus maridos em plena noite de núpcias), roubam e até sacrificam seus próprios homens para vencer. Será Gibson pouco odiado por eles?


Enfim, Coração Valente é um épico da melhor qualidade. Um daqueles filmes que vale a pena assistir de tempos em tempos. Na minha opinião, o melhor do gênero. Com um final belíssimo, como era de se esperar, o herói buscou a liberdade até seu ultimo suspiro, inspirando os demais guerreiros por essa luta incessante pela busca da independência da Escócia. William Wallace com certeza ficará marcado em nossos corações para sempre!

NOTA: 10,0


Por Fernando K.

Curiosidades


- Este foi apenas o segundo filme dirigido por Mel Gibson. O primeiro foi "O Homem Sem Face" (1993).

Premiações


- Ganhou 5 Oscars: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Maquiagem e Melhores Efeitos Sonoros;
- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Diretor.


Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/coracao-valente/coracao-valente.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário