quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Os Melhores Filmes de 2009 por Fernando K.

Nesses últimos anos, muitos dos longa-metragens lançados, tinham como objetivo trazer os espectadores novamente aos cinemas, já que as salas estavam ficando cada vez mais vazias com o passar dos anos. E foi desta forma, que os estúdios começaram a investir nas origens, o prequel, em remakes ou adaptações de HQ. Podemos considerar diversos filmes como exemplo. Tais como O Exterminador do Futuro: A Salvação, Anjos da Noite - A Rebelião, O Dia Em Que a Terra Parou, Watchmen, entre outros. Infelizmente, a maioria foi decepcionante. Alguns se salvaram e até figuram minha lista dos 10 melhores. Mas admito que isto já esteja se tornando algo muito repetitivo, com filmes banais e sem criatividade e isto é fato! Confira as listas dos 10 melhores filmes de 2009, composta por mim.

10º Up - Altas Aventuras (Up, 2009)

Mais uma parceria entre Disney/Pixar, esta nova animação traz a história de um triste e solitário velhinho que reencontra a alegria de viver após conhecer o pequeno e falante Rusell e desembarcar em uma terra desconhecida afim de realizar o grande sonho de sua falecida esposa: viajar pelo mundo e viver grandes aventuras. Neste novo mundo, o Sr. Fredricksen irá conhecer novas criaturas e seu grande heroí de infância Charles Muntz e seus cães falantes. Dosando drama e aventura, esta animação se consagra como uma das melhores do ano.


9º Che (Che: Part One, 2008/Che: Part Two, 2008)

Dividido em duas partes, este filme conta um pouco sobre a trajetória do revolucionário Ernesto 'Che' Guevara. A primeira parte se foca na aliança do herói a Fidel Castro pela tomada de poder em Cuba. Já a segunda parte, se limita em revelar os últimos feitos de Guevara, levando-o a morte. Dirigido por Steven Soderbergh, as duas partes proporcionam ritmos e momentos diferentes, pois enquanto a primeira traz a conquista do país socialista em um ritmo acelerado, onde tudo dá certo, a segunda já tem um clima sombrio em um ritmo lento onde tudo que era planejado pelo revolucionário, vai por água abaixo.

8º O Lutador (The Wrestler, 2008)

Mikey Rourke se reergue vivendo Randy Robinson, um lutador aposentado em decadência. Afim de reencontrar um sentido em sua vida, ele tenta se aproximar de sua filha e se apaixonar novamente. Mas é através da luta que Randy se sente confortável, mesmo que isto distancie seus entes queridos ou lhe custa a própria vida. Um dos melhores dramas do ano e altamente recomendado.


7º Watchmen - O Filme (Watchmen, 2009)

Adaptação de uma das maiores histórias em quadrinhos já criadas, Watchmen transmite uma perspectiva diferenciada, em um universo de discussões sociais, morais, artísticas, governamentais e principalmente humanas, onde cada herói possui personalidades exclusivas e vivem e respiram como cada um de nós, meros mortais. Tendo Zack Snyder como diretor, o longa está acima de qualquer expectativa, sendo fiel em todos os aspectos e permitindo que os espectadores e principalmente os fãs saíam no mínimo satisfeitos.

6º Distrito 9 (District 9, 2009)

Vinte anos atrás, alienígenas desembarcaram na Terra. As criaturas foram deixadas no Distrito 9, um local isolado na África do Sul, até segunda ordem. Hoje, os "invasores" continuão neste mesmo lugar, agora sob custódia de uma empresa privada chamada MNU, que pretende lucrar com suas armas ultra-poderosas. Mas certo dia, Wikus Van De Merwe, um funcionário da MNU, espirra acidentalmente um líquido alien em seus olhos, transformando-o em um deles. Agora ele terá que fugir e se juntar as criaturas que ele tanto despresava, afim de não ser utilizado de cobaia para experimentos armamentistas.

5º Star Trek (Star Trek, 2009)

Acompanhe o início de uma amizade que se tornará lendária. Uma nova jornada que traz o começo de uma das sagas de ficção científica mais aclamadas do mundo. Na história, enquanto o jovem Kirk almeja ser capitão da U.S.S. Interprise, movido por uma incessante paixão pela aventura, Spock, o meio vulcano, meio humano, se mostra o oposto quando prioriza a lógica acima de tudo. E é a partir desta diferença que eles vão criar um forte vincúlo capaz de superar qualquer barreira e possibilitar explorar lugares desconhecidos e viver aventuras nunca imaginadas.

4º Avatar (Avatar, 2009)

Afim de proporcionar algo inovador a seus espectadores, o diretor James Cameron lança sua nova ficção, agora em 3-D. Criado e dirigido pelo próprio, Avatar nos permite conhecer seu novo mundo: Pandora. Um lugar inimáginavel recheado de aventura e romance. Difícil mesmo é acreditar que Cameron poderia criar algo a nível do consagrado Titanic e da lenda O Exterminador do Futuro 2, mas ele o fez. Vale a pena conferir! E em 3-D logicamente!


3º Frost/Nixon (Frost/Nixon, 2008)


A premissa que envolve o filme, não é daquelas que nos deixaria perplexo. Mas acompanhe esta intensa e magnífica entrevista (que de fato aconteceu) relatada através deste excelente filme e você com certeza ficará perplexo! Isto aconteceu logo que o então presidente dos EUA, Richard Nixon, renunciou ao cargo. Após um tempo em silêncio e na tentativa de se reerguer, o comandante-chefe deposto decide conceder uma entrevista exclusiva, escolhendo o apresentador David Frost para "confrontá-lo". Altamente recomendado!

2º Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds, 2009)

Nos primeiros anos da ocupação alemã na França, Shosanna Dreyfus testemunha a execução da sua família pelas mãos do coronel nazista Hans Landa. Shosanna consegue escapar e foge para Paris, onde muda de nome e assume a identidade de uma dona de um pequeno cinema. Em outro lugar da Europa, o tenente Aldo Raine organiza um grupo de soldados judeus americanos para colocar em prática uma vingança. Posteriormente conhecido pelos alemães como os “Os Bastardos”, o grupo de Raine junta-se à atriz alemã e agente secreta Bridget Von Hammersmark em uma missão para eliminar os líderes do Terceiro Reich. E o destino junta todos no mesmo cinema, onde Shosanna tramou um plano de vingança próprio.

1º Gran Torino (Gran Torino, 2008)

O melhor filme do ano não poderia ser de ninguém mais, ninguém menos que o mestre consagrado Clint Eastwood. Seguindo os passos de John Ford, Don Siegel e de seu mentor Sergio Leone, o diretor foi responsável por obras consagradas como Os Impedoáveis, Pontes de Madison, Sobre Meninos e Lobos, Menina de Ouro e Carta de Iwo Jima. Capaz de tornar um tema simples em um filme de altíssimo nível, o diretor/ator agora vive o aposentado e marrento Walt Kowalski, detentor de um belo Ford Gran Torino 1972, que ensinará e também aprenderá algumas lições de vida com seus vizinhos imigrantes Sue e Thao. Sendo uma espécie de pai para os dois jovens, Walt viverá momentos de felicidade antes esquecidos por ele. O melhor drama do ano com um final digno de aplausos, recomendo e aconselho a comprar o DVD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário