quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Sempre ao Seu Lado (2008) por Fernando K.

Depois do sucesso de "Marley & Eu", chega aos cinemas "Sempre ao seu lado" (Hachiko: A Dog's Story) seguindo a mesma linha dramatica da anterior e nos ensinando um pouco mais sobre o significado da palavra lealdade.

Baseado em uma história real, o filme deixa claro o significado da lealdade entre
amigos, que no caso deste cão, dura para toda a vida. Tudo começa quando o professor de música Parker Wilson (Richard Gere) encontra um pequeno filhote de akita perdido na estação de trem. Apesar de ser contrária de começo em adotar o animalzinho oriental, sua esposa Cate (Joan Allen) acaba cedendo devido ao forte vincúlo entre os dois. Tendo o estranho costume de levar e buscar Parker todos os dias na estação de trem do trabalho, Hachiko se mostra mais que um mero animal de estimação, um amigo fiel. Mas certo dia, quando o leal cão chega a estação no mesmo horário de sempre (17h), o professor não retorna. E a partir daí, Hachiko irá todos os dias, durante nove anos a espera de seu grande amigo que nunca voltará.

Hachiko se tornou referência em residências e escolas no Japão como exemplo de lealdade entre amigos ganhando uma estátua de bronze em frente a estação Shibuya, exatamente no lugar onde ele aguardava seu dono. Além disso, despertou uma onda de criações de akitas que anteriormente estava cada vez menor, fazendo com que os japoneses procurassem nesta raça, a mesma lealdade de Hachiko para com seu dono.

Dirigido por Lasse Hallström (Regras da Vida, 1999), esse remake americano, sofreu algumas transformações tipicamente ocidentais para chegar ao resultado esperado. É o caso da brincadeira de pegar a bolinha. Como explica o personagem Ken (Cary-Hiroyuki Tagawa) que diz que cachorros orientais não buscam uma bolinha afim de agradar alguém, a não ser que seja por um motivo muito especial (no caso de ele levar e buscar Parker todos os dias na estação, onde ele personifica a própria bolinha).

"Sempre ao Seu Lado" é o típico filme que nos faz sorrir, refletir e principalmente cair em lágrimas! Recomendado para todas as idades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário