sábado, 26 de dezembro de 2009

O Desinformante! (2009) por Fernando K.

Baseado no livro-reportagem O Informante: Uma história Real (do jornalista do New York Times Kurt Eichenwald que também é um dos produtores do filme ao lado de George Clooney), esta adaptação segue um ritmo passivo e em certos momentos até cansativo.

Dirigido por Steven Soderberg (Traffic - 2000, Onze Homens e Um Segredo - 2001 e Che parte 1 e 2 - 2008/2009), esse seu trabalho tem como tema os escândalos comerciais que volta e meia estouram na economia norte-americana, mas em um ponto de vista satírico.

Tendo uma fotografia diferenciada e de qualidade criada pelo próprio diretor assinado pelo pseudônimo Peter Andrews e uma marcante trilha sonora feita por Marvin Hamlisch com um ritmo de jazz em um tom engraçado, o longa tem Mark Whitacre (Matt Damon) como protagonista de uma história um pouco confusa e cômica.

Mas não espere soltar gargalhadas ou piadas imbecis como vemos em muito filmes de hoje. Esse humor é diferente do que estamos acostumados, ou seja, pode-se dizer que este longa seja algo parecido ao que os irmãos Coen fazem, um humor mais sensato, inteligente. Isso graças ao texto criado pelo roteirista Scott Z. Burns (O Ultimato Bourne, 2007).

Nesta quinta parceria do diretor Soderberg com o ator Matt Damon, ele interpreta um promissor empresário que passa a delatar ao governo um esquema internacional de corrupção que envolve a companhia onde trabalha. E com o decorrer da história, Whitacre vai acreditando que ele é um agente secreto e um herói da nação. Mas à medida que a situação se desenrola, suas histórias vão se tornando confusas e contraditórias, fazendo com que tanto os que o cercam (inclusive sua própria esposa) como o espectador fiquem com um ponto de interrogação acima da cabeça.

Com a brilhante atuação de Damon e tendo os lugares originais como locações do filme (em sua maioria), "O Desinformante" é um filme diferenciado, tanto pelo humor como pela direção e história. Talvez pela demora para engatar o filme, o mesmo possa ser considerado como monótono, mas não deixa de ser divertido e uma boa escolha para locação. Recomendo.









Resenhas Críticas dos filmes de Steven Soderberg em 2008/2009

* Clique no pôster para acessar o link das postagens































Nenhum comentário:

Postar um comentário