sexta-feira, 1 de maio de 2009

À Procura da Felicidade e Sete Vidas por Fernando K.

Will Smith (à esquerda) e Gabriele Muccino (à direita) trabalharam juntos em "À Procura da Felicidade" e "Sete Vidas". A dupla mostrou entrosamento. Destaque para Smith que fez uma excelente atuação em "À Procura..". Já em "Sete Vidas" o ator não mostrou a mesma capacidade, mas não se saiu mal. Muccino ("No Limite das Emoções"), embora seja um cineasta sensível, não se mostrou acima da média em seus trabalhos. Nos dois longas da parceria Muccino/Smith, o italiano dirigiu de forma plena e satisfatória.


Gab
riele Muccino



» Dire
tor/Produtor/Roteirista

» Data Nasc.: 20/03/1967

» Cidade: Roma - ITA

Diretor
- Sete Vidas (2008) Longa-metragem
- À Procura da Felicidade (2006) Longa-metragem
- Lembra de Mim (2003) Longa-metragem
- O Último Beijo (2001) Longa-metragem
- Para Sempre na Minha Vida (1999) Longa-metragem

Produtor
- Um Beijo a Mais (2006) Longa-metragem, Produtor Executivo

Roteirista
- Um Beijo a Mais (2006), Refilmagem de "O Último Beijo"
- Lembra de Mim (2003) Longa-metragem
- O Último Beijo (2001) Longa-metragem
- Para Sempre na Minha Vida (1999) Longa-metragem


À Procura da Felicidade

» Diretor: Gabriele Muccino

» Roteiro: Steve Conrad

» Gênero: Drama

» Origem: Estados Unidos

» Duração: 117 minutos

» Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=oszH5hckOUQ

Mesmo gastando todas as suas economias em um investimento frustrado, Christopher Gardner nunca desistiu em conseguir o melhor para sua família. Após o abandono de sua esposa e sendo despejado de sua própria casa, Chris terá que buscar um modo de sobreviver e ao mesmo tempo cuidar de seu filho, o pequeno Christopher. Quando tudo parece estar errado, Gardner é persistente e faz de tudo para sair desta enrascada. É a partir daí que ele tenta de toda forma conseguir um estágio em uma empresa de renome e se transformar em um grande executivo. Enquanto ele corre atrás de seus objetivos, ocorrem algumas coisas fora do seu planejado e ele terá de reverter essa situação para concretizar seus sonhos.

Baseado em fatos reais, essa comovente história nos ensina a superar todos os obstáculos, mesmo que tudo esteja contra você. O enredo em si é muito intrigante, os persongens nos envolvem. Destaque para Will Smith que teve uma bela atuação (merecedora de indicação ao oscar) ao lado de seu filho Jaden Smith. O roteiro é recheado de clichês e a direção foi bem rudimentar. O que vale mesmo é a mensagem transmitida pela trama: superação e o amor paterno. Altamente recomendado, o longa é recheado de muitas emoções. Um daqueles filmes que servem de inspiração para o nosso dia-a-dia.

NOTA: 9,0

Sete Vidas

» Diretor: Gabriele Muccino

» Roteiro: Grant Nieport

» Gênero: Drama

» Origem: Estados Unidos

» Duração: 118 minutos

» Trailer: http://www.sonypictures.com.br/Sony/HotSites/Br/setevidas/

Um agente de imposto de renda, inexplicavelmente tenta de todas as formas ajudar sete pessoas em específico sem querer nada em troca. Seu nome é Ben Thomas e por trás de sua bondosa face, ele esconde um terrível segredo. Mes
mo sem demonstrar um sorriso, o agente auxilia essas pessoas indo atrás de uma por uma, até que ele conhece Emily Posa, uma cativante mulher que precisa urgentemente de um transplante de coração. É a partir daí que resurgem sentimentos que estavam adormecidos em Ben e a possibilidade da situação se inverter sendo ele a ser salvo.

Essa seria a segunda parceria Smith/Muccino que já não teve o mesmo destaque do primeiro filme. A história é mais complexa que a anterior ("A Procura da Felicida") por isso, de certa forma se torna um pouco confusa. O roteiro opta por uma desconstrução, buscando uma forma de não desvencilhar o espectador. Muitos fatos foram expostos somente no final, o que gera um desconcerto por parte daqueles que acompanham a trama. A direção, como anteriormente, foi rudimentar. A atuação de Will Smith no papel de Ben Thomas já não tem o mesmo brilho que Christopher Gardner, mas não deixa a desejar. Quem soube atuar com perfeição, foi a belíssima Rosario Dawson que roubou as cenas ao contracenar com o badalado ator. O fato é que ela nunca teve um papel com essa dramaticidade, mas não perdeu a oportunidade de mostrar sua qualidade. O filme é um drama bem bolado com algumas surpresas no final. Vale a pena conferir essa emocionate história pela busca da redenção.


NOTA: 8,0

Por Fernando K.

2 comentários:

  1. Gostei muito da história do "À procura da felicidade", ainda mais se tratando de uma história real! muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Bárbara - Cinemateca3 de maio de 2009 às 22:13

    Ainda não assisti Sete Vidas mas A Procura da Felicidade é um dos poucos dramas que me fazem chorar de verdade...esse filme é muito bom!

    ResponderExcluir