segunda-feira, 11 de maio de 2009

[REC] (2007) por Fernando K.

» Direção: Jaume Balagueró, Paco Plaza

» Roteiro: Jaume Balagueró, Paco Plaza, Luis Berdejo

» Gênero: Terror

» Origem: Espanha

» Duração: 85 minutos

» Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=7zGl9SWn8po

Com o objetivo de reportar o cotidiano do Corpo de Bombeiros da cidade local em um programa noturno, Ángela Vidal (Manuela Velasco) os acompanha nessa tarefa ao lado de seu operador de câmera Pablo (Pablo Rosso, diretor de fotografia) na espectativa de encontrar algo diferente no dia-a-dia desses heróis. No entanto, após atender uma simples ocorrência em um edifício residencial, eles se deparam com um inesperado e assustador acontecimento. Isolados por medida de segurança, Ángela reportará todos os acontecimentos com todos os detalhes, transformando-se em uma testemunha dessa desconhecida e letal situação.

É evidente que os diretores Jaume Balagueró e Paco Plaza foram os principais responsáveis pelo sucesso deste longa não só pela Espanha, mas por toda Europa e o restante do mundo. Tanto que o cinema norte-americano não poderia ficar para trás e já comprou de imediato seus direiros, refilmaram e lançaram sua nova versão titulada de "Quarentena" (Quarantine, 2008). Mesmo não sendo conhecidos por nós brasileiros, esses espanhóis souberam fazer um trabalho de primeira linha, destacando alguns pontos como o fato dos atores não saberem o fim que seus personagens iriam ter e acrescentando alguns elementos supresas, gerando uma tensão mais realista e dramática, tal como a cena em que o bombeiro cai das escadas, pegando todos de surpresa. Outro fator-chave seria a edição de som que foi imposta de forma brilhante a ponto de deixar o espectador perplexo e tenso com o decorrer do filme.

No elenco, o destaque foi Manoela Velasco (Ángela Vidal), atriz e apresentadora, mostrando carisma e eficiência ao interpretar. Dosando surpresa e tensão, emoções exigidas por sua personagem, a espanhola foi premiada no Goya, ganhando a categoria por melhor atriz. Em relação aos demais, todos tiveram uma atuação plausível, incluindo a Pablo, o cameraman, que embora não possamos vê-lo, o diretor de fotografia demonstrou competência.

O principal momento do longa é o climáx, que nos impossibilita até mesmo de respirar por tamanho nevorsismo gerado pelo mesmo. Empregando de forma inteligente alguns elementos surpresas, fica difícil o espectador não se assustar com o decorrer do filme, em especial esse clímax que contém uma cena bem bolada e também muito aterrorizante. Também há cenas em que fica claro a demonstração do valor humano, no qual os personagens entram em desespero agindo apenas pela sobrevivência, sem pensar racionalmente. Tudo levado pelo desgaste psicológico. Tais momentos podem ser justificados na cena em que todos acusam os chineses pela dispersão do vírus ou quando o policial se intitula o "todo-poderoso".

Com câmera na mão do começo ao fim e com um estilo documental, "[REC]" é constantemente comparado com a "Cloverfield - Monstro". No entanto, mesmo com pontos similares, os longas seguem caminhos diferentes, tornando-os incomparáveis a certo ponto. Voltando exclusivamente ao primeiro filme citado acima, particularmente falando, não sou favorável a esse tipo de filmagem tremida ou câmera de mão. Mesmo com seus atributos, isso gera um desconforto de minha parte e demais espectadores a ponto de ficar enjoado (literalmente) com toda essa discrepância de ocorridos durante o longa, tendo as cenas de correria como principal motivo de náusea.

Concluo afirmando que "[REC]" demonstrou eficiência fugindo do convencionalismo, inclusive até se superando por não priorizar somente o requisito susto, mas também acrescentar outras qualidades, como trabalhar o limite psicológico do ser humano. Com um excelente trabalho dos diretores, um bom roteiro e atuações satisfatórias, o filme está acima da média em seu gênero e nos deixou claro que o cinema espanhol tem competência em realizar grandes trabalhos e tornar-se um ponto de referência no terror como Japão e Itália já foram em outras décadas. Assista que você não se arrependerá.

NOTA: 9,0

Curiosidades

- Foi rodado em locações verídicas, sem que fosse necessária a construção de quaisquer sets de filmagem;

- Durante as filmagens da cena em que um jovem bombeiro cai da escada nenhum ator sabia o que estava realmente acontecendo, o que fez com que as reações gravadas fossem as dos próprios atores naquele instante;

- Não tem créditos iniciais;

- Refilmado como "Quarentena" (2008).

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/rec/rec.asp

Em Breve: [REC]²

» Direção: Jaume Balagueró, Paco Plaza

» Roteiro: Jaume Balagueró, Paco Plaza

» Gênero: Terror

» Origem: Espanha

» Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=N30k2UD6R9s


Por Fernando K.

Nenhum comentário:

Postar um comentário