domingo, 3 de maio de 2009

Antes de Partir (2007) por Fernando K.

» Título Original: The Bucket List (2007)

» Diretor: Rob Reiner

» Roteiro: Justin Zackham

» Gênero: Comédia/Drama

» Origem: Estados Unidos

» Duração: 97 minutos

» Trailer: http://wwws.br.warnerbros.com/bucketlist/

Dois idosos doentes em estado terminal, que se conhecem durante o tratamento de câncer, aprendem a se conhecer e decidem se aventurar pelo mundo para aproveitar seus últimos momentos fazendo coisas que Carter (Morgan Freeman) sempre teve vontade, através de uma lista criada por ele, um humilde e tranquilo mecânico e "patrocinada" por Edward (Jack Nickolson), um rico extravagante, dono de uma rede de hospitais, que irá lhe acompanhar nessa nova aventura, incluindo pular de pára-quedas ou andar de moto na muralha da China.

A história em si não traz nada de novo (dois velhos querendo aproveitar o tempo que lhes restam). O que chama mesmo a atenção é a dupla de protagonistas estrelada por Jack Nickolson (doze indicações ao Oscar, vencendo três) e Morgan Freeman (três indicações, vencendo uma por "Menina de Ouro") que embora sejam duas das maiores referências do cinema norte-americano, não demonstraram tamanho entusiasmo na interpretação de seus papéis neste último. Não por menos. A história não exigiu que ambos pudéssem trabalhar em um aprofundamento de suas personagens, ou seja, Edward e Carter são planos, razoáveis. Com certeza não foi culpa dos brilhantes atores, no qual particularmente sou fã, mas sim do roteiro que não soube aproveitar de forma apropriada para com eles.

Outro fato relevante é a amizade entre eles no começo. Esse companheirismo que levemente soa de forma "materialista" . Se o espectador refletir por um momento, fica nítido que essa relação entre os dois era razoável ou se não puramente supérflua. Entenda: o rico Edward Cole oferece a seu companheiro de quarto a chance de vivenciar todas as aventuras que um dia sonhara e em troca, ele quer apenas sua amizade. Carter Chambers, homem pobre e em estado terminal, aproveita a oportunidade dada pelo solitário "amigo". Mas com o decorrer do filme, essa relação vai se aprofundando, formando um laço entre os dois conforme se conhecem melhor.

Também há pontos positivos, como por exemplo, a moral da história: no fim de sua vida, você verá tudo que conquistou e a todos que você irá deixar, por isso os protagonistas são tão opostos um ao outro. Edward é um homem rico, egocentrico, ranzinza e solitário. Carter Chambers já possui caracteristicas contrárias, é uma pessoa humilde, tranquila, amado por seus entes queridos e rabugento. E você, como estará no fim de sua vida? Priorizará o dinheiro, ficando como o empresário? Ou tomará conta de sua família, como o mecânico? Destaque para a química entre os dois, o que não seria novidade pela capacidade de ambos, trilha sonora e a excelente dosagem de elementos dramáticos aos cômicos que atraí o espectador de forma que saiamos lacrimejando com um sorriso estampado no rosto.

Enfim, "Antes de Partir" não é daqueles filmes no qual faz jus ao elenco, mas tem uma boa pitada de humor e drama. Nos faz pensar sobre correr atrás de nossos sonhos e priorizar o que realmente é importante, seja em momentos cruciais ou banais. Com certeza o espectador vai para casa tirando uma lição após assisti-lo. Talvez não fique totalmente satisfeito, mas irá levantar feliz da cadeira. O fato de Zackham ter feito o roteiro em duas semanas não atrapalhou o longa em termos de qualidade? Se o roteirista acredita que pode fazer um excelente roteiro neste curto espaço de tempo, este longa o contradiz.


NOTA: 7,0

Por Fernando K.

Curiosidades

- Justin Zackham concluiu o roteiro de "Antes de Partir" em apenas duas semanas. Na época ele já tinha Morgan Freeman em mente para interpretar Carter Chambers;
- Tanto Rob Reiner quanto Morgan Freeman, separadamente, sugeriram que Jack Nickolson fosse contratado para interpretar Edward Cole;
- Este é o segundo filme em que o diretor Rob Reiner e o ator Jack Nickolson trabalham juntos. O anterior foi "Questão de Honra" (1992);
- Jack Nickolson e Morgan Freeman rasparam a cabeça para atuar em "Antes de Partir";
- Jack Nickolson utilizou sua própria experiência no hospital em alguns diálogos e situações do filme. O óculos usado em cena, por exemplo, foi uma sugestão do ator aceita pelo diretor;
- Afonso Freeman, filho de Morgan Freeman, interpreta seu filho no filme;
- O orçamento do filme foi de US$45 milhões.


Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/antes-de-partir/antes-de-partir.asp

Um comentário:

  1. Sem duvidas nenhuma é mais um daqueles filmes que nos rendem emoções e prazer de ver um filme que te leva a crer que ainda na dificuldade a gente pode encontrar e conquistar coisas boas , é isso ai um pouco semelhante ao otimo filme (As ferias da minha vida)a mensagem é aproveite o presente e viva a vida!!! destaque para a belissima canção feita para o filme "Antes de Partir" a musica (Say - John Mayer)

    ResponderExcluir