domingo, 9 de agosto de 2009

A Viagem de Chihiro (2001) por Fernando K.

Diferente de Hollywood, o cinema japonês (especificamente as animações) não segue o mesmo padrão do anterior. Lembro-me de quando era criança, minha avó sempre colocava esses filmes animados japoneses para assistir (na época em VHS) e lógico que eu não entendia praticamente nada sobre o que se passava, já que não era dublado ou legendado. Mas em parte, eu compreendia algumas coisas e achava magnifíco tudo aquilo, principalmente por ser algo diferenciado do padrão, mostrando a criatividade e genialidade oriental. Portanto, é preciso ter a mente aberta para captar a essência desta fantástica animação criada por Hayao Miyazaki.

A narrativa é muito boa, seguindo os traços da cultura local recheada de criatividade como muitas outras. Mas o que enaltece o obra é sua fascinante história sobre Chihiro e o outro mundo repleto de fantasia e aventura. A mudança que acontece sobre o protagonista também é algo notável. Percebe-se que a criança passa de medrosa e mimada a uma aventureira de primeira classe e acaba sendo admirada por todos que a cercavam. Embora seguindo o modelo tradicional de desenho, "A Viagem de Chihiro" supera muitas animações em 3-D facilmente e deixa claro que a estética não é o fundamental para que se desenvolva uma animação de qualidade, mas sim o conteúdo que se transmite.

Eu sendo fã assumido dos mestres e gênios Masashi Kishimoto e Akira Toriyama, é fácil dizer que Hayao Miyazaki é tão criativo quanto ambos e neste longa ficou ainda mais evidente que seus trabalhos são de alto nível. Vale destacar também Joe Hisaishi, responsável pela trilha sonora de Chihiro, digno de aplausos que mostrou competência a altura do filme. Enfim, vale a pena se aventurar nesta fantástica aventura ao lado dessa menina capaz de encantar qualquer especta
dor! Recomendo para todas as idades!

» Trailer de A Viagem de Chihiro







Nenhum comentário:

Postar um comentário